segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Silêncio – O poder dos introvertidos num mundo que não para de falar, Susan Cain

      Susan Cain estudou Direito e foi advogada durante cerca de dez anos. As capacidades de argumentação que certamente desenvolveu são bem evidentes neste livro, um estudo sobre a introversão que congrega investigação científica (na área da psicologia e neuro-ciências), elementos históricos e conhecimentos empíricos, decorrentes da experiência pessoal da escritora e de entrevistas que Apesar de exaustivo, é uma leitura interessante a apelativa.
      Um dos aspectos mais bem conseguidos do livro é a explicação dada sobre a passagem da Cultura de Carácter para a Cultura de Personalidade explicando à luz dessa evolução o fenómeno do aparecimento e triunfo dos comunicadores de massas e livros de auto-ajuda, de que Dale Carnegie (auto de Como livrar-se de problemas e começar a viver e Como falar facilmente …) foi o precursor.
        Cain debruça-se sobre os mecanismos de introversão e extroversão, explorando as suas consequências no nosso modo de organização social, profissional e económica. Analisa e derruba alguns mitos do discurso empresarial contemporâneo como as vantagens do brainstorming e da organização em open-space, teorizando também sobre as consequências do perfil de extroversão característico de boa parte dos operadores da bolsa no crash de 2008.
        Foi a introversão de Cain que a levou a querer explorar os mecanismos da mesma, o momento em que ser extrovertido passou a ser uma vantagem competitiva para o indivíduo e as consequências dessa mutação cultural. Apesar do livro ter algumas páginas dirigidas aos introvertidos e aos progenitores de crianças que o são não é um manual de auto-ajuda. Trata-se, antes, de um trabalho de mais de trezentas páginas, abrangente, bem documentado e que vale a pena conhecer não só pelos dados científicos revelados, mas pelas ilações extraídas pela escritora.

1 comentário:

  1. Muito bom, de facto. Espero que tenha visto a Ted Talk em que a autora apresentou o livro.

    ResponderEliminar