quarta-feira, 5 de junho de 2013

A biblioteca ideal (parte II)

                  
Já está disponível a segunda parte da edição do Le nouvel observateur sobre a biblioteca ideal.
São agora apontadas obras de referência dos séculos XIX e XX. Sem grandes surpresas, mas com opções difíceis de afastar. Dostoiveski, Proust ou Fernando Pessoa são incontornáveis.  James Joyce a Tólstoi também. Já Vassilli Grossman (Vida e Destino) ou Hermann Melville (Moby Dick) são nomes de autores a reter para futuras leituras (de fôlego, atento o volume das respectivas obras). Uma boa notícia é a de que a lista se abriu finalmente às escritoras, colocando no seu devido lugar não só Marguerite Yourcenar ou Virgínia Woolf, mas também Marguerite Duras e Jane Austen.
Por outro lado, mantém-se uma certa predominância de autores europeus (sobretudo franceses) e norte-americanos. Da América Latina foi seleccionado Jorge Luís Borges e da literatura japonesa apenas merece referência Kawabata. De fora ficam, para analisar a questão apenas pela rama, Gabriel Garcia Marquez (já para não falar de Vargas Llosa) e Yukio Mishima. Além disso, só foram seleccionadas obras em prosa, deixando de fora o ensaio e a poesia, por exemplo. O que afastou outro nome essencial, o do indiano Rabindranath Tagore. Também não detectei nenhuma referência à literatura africana, nem mesmo Nadine Gordimer, laureada com o respectivo Nobel em 1991.
Ainda assim, vale a pena estar atento às opções desta revista. Com o Verão à porta (se bem que com pouca vontade de entrar) começa a ser tempo de pensar no clássico a eleger para estas férias. As escolhas ali apontadas são um bom ponto de partida.

     

2 comentários:

  1. Apesar de grandes escritores terem ficado de fora, o que é inevitável, fico satisfeita por ter as obras dos autores que figuram na lista e dos que injustamente ficaram de fora.

    ResponderEliminar
  2. Quem aprecia clássicos não os escolhe porque o Verão está à porta.

    Esses não são verdadeiros apreciadores, que infelizmente são demasiados

    ResponderEliminar