segunda-feira, 16 de junho de 2014

A estante dos outros: Ana Margarida Chora



 

         Hoje é dia de revelar as escolhas literárias de Ana Margarida Chora. Professora e  investigadora na área da literatura medieval é autora de várias publicações nessecampo, incluindo  Lancelot - do mito feérico ao herói redentor. Para além dos trabalhos científicos é ainda poetisa tendo publicado Janela sobre o tempo.
  
1. Qual a tua primeira recordação literária?
A minha primeira recordação literária remonta a um tempo anterior à aprendizagem da leitura. Quando eu tinha quatro anos, a minha mãe leu-me repetidas vezes (certamente a meu pedido) o livro Anita e o Dia do Aniversário, de forma que eu o memorizei palavra por palavra, vírgula por vírgula. E reproduzia a leitura mimeticamente, olhando para o livro e virando a página no sítio correspondente. As pessoas ficavam admiradas com o facto de uma criança tão pequena já saber ler e tão bem! Mas os meus pais respondiam que eu o que realmente sabia era o livro de cor.
Digo recordação “literária” por se tratar de literatura infantil. E “leitura” porque não é preciso saber ler para, na verdade, ler. É preciso, sim, saber ouvir. Basta pensarmos na Literatura Tradicional, que sobrevive através da oralidade e cujos agentes, na maior parte dos casos, não sabem ler. Ou nos tempos em que nem toda a gente tinha acesso à alfabetização e uma pessoa letrada era suficiente para ler um livro aos demais, que ouviam atentamente. Porque quem ouve também lê. Infelizmente, a transmissão oral da literatura é cada vez menos praticada, o que gera uma série de problemas inerentes não só a hábitos de leitura como culturais. Está na base da falta de concentração, do desprezo da memorização e do desrespeito pela palavra oral que, lamentavelmente, cada vez tem menos importância devido ao privilégio da palavra escrita, levando ao aumento de burocracias e ao surgimento de uma sociedade literariamente empobrecida.
 2. Indica 3 livros que te tenham marcado e porquê.
É difícil seleccionar um número restrito de livros entre tantas leituras que contribuíram para a formação da minha personalidade em termos literários... Mas, sem desprimor de muitas outras obras igualmente importantes e que possam ter-me marcado, vou referir uma de cada género, procurando abarcar dimensões marcantes da Literatura Universal e do imaginário literário.
Em primeiro lugar, do ponto de vista narrativo, gostaria de aludir aos contos das Mil e uma Noites, traduzidos pelo Dr. Joseph-Charles Mardrus do Árabe para Francês (que é a minha tradução de eleição, sensual e requintada, por oposição à de Antoine Galland, mais racional e clássica), constituindo uma das obras-primas da Literatura Universal e que, para mal das referências literárias dos nossos dias, poucos leram.
Relativamente ao texto dramático, indico a Salomé de Oscar Wilde, um ícone da estética simbolista que, sendo um tema universal da Antiguidade, se difundiu singularmente no âmbito artístico em todas as vertentes, influenciando as artes plásticas, a ópera, a dança, o cinema, bem como outras recriações literárias, nomeadamente poéticas.
E quanto à poesia, posso nomear algo “nosso” e fundador, que desafortunadamente está a ser relegado para um plano praticamente omisso. Trata-se do Cancioneiro da Ajuda, em Galego-Português, editado por Carolina Michaëlis de Vasconcelos, contendo Cantigas de Amor dos nossos trovadores e os Lais da Bretanha, cuja leitura influenciou, já há muitos anos, o meu gosto pela Literatura Medieval. Aliás, foi uma das minhas primeiras aquisições da minha biblioteca de textos medievais.
 3. Tens um hábito ou ritual de leitura?
O hábito define-se mais por aquilo que não faço quando leio. Contrariamente à maioria das pessoas que aproveita a praia ou o campo para ler, eu geralmente não consigo. E é muito raro ler deitada. Gosto de separar os momentos de lazer e retirar de cada um o que lhes é próprio. A leitura requer uma concentração discursiva que qualquer ambiente aprazível pode dispersar, assim como qualquer forma de relaxamento. Para mim, ler não é um descanso. É um trabalho que conjuga muitos afazeres ao mesmo tempo, que vão da compreensão da linguagem ao estímulo da imaginação, convocando referências que se articulam em prol de uma experiência muito individual e insubstituível.
 4. Qual o livro que não lerias nem que te pagassem o teu peso em ouro?
Não leria um livro que prejudicasse a leitura prioritária de outro. Não é possível ler todos os livros e muitas vezes já é complicado ler aqueles que carecem de mais atenção da nossa parte. Não creio que os livros tenham todos a mesma importância. E por isso há que fazer selecções a todo o momento. É preferível ler um bom livro num determinado espaço de tempo e aprender com ele do que ler uma dúzia que não valha a pena, que não traga conhecimento e que não ajude a crescer interiormente. Não tenho qualquer pudor em renunciar a leituras que não me interessam. O problema dos nossos dias é as pessoas não fazerem as melhores escolhas. Porque não se lê pouco. Antes pelo contrário. Lê-se é mal.
 5. Se tivesses três meses de folga sem interrupções ou problemas de qualquer espécie, que livro (s) escolherias?
Leria a Guerra e Paz de Tolstói, de que tenho uma linda edição herdada do meu avô, e que nunca me aventurei a ler por achar que ia ter sempre algo que interrompesse a leitura de semelhante colosso... Os profissionais do ofício das letras nem sempre se podem dar ao luxo de ler uma obra descomunal de seguida, porque há outras cuja primazia se impõe.
 6. O que estás a ler agora?
Estou a reler as Prophecies de Merlin, por necessidade de trabalho académico. Já li esta obra do século XIII, em Francês antigo, mais do que uma vez, mas agora estou a desenvolver uma pesquisa cujos elementos principais se encontram neste texto arturiano em prosa. E cada vez que releio encontro novo material. Isto porque nunca se lê um livro duas vezes da mesma maneira nem se lê a mesma coisa, já que a leitura está associada à aquisição do nosso universo referencial. Quando lemos, aumentamos as referências do nosso mundo e o modo como nos relacionamos com ele muda com o nosso conhecimento. É por isso que as leituras de um mesmo livro são infinitas.

Sem comentários:

Enviar um comentário