quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

A lista de Didion



Joan Didion



            Joan Didion é uma das minhas escritoras favoritas. Em Portugal a sua obra mais conhecida é O Ano do Pensamento Mágico. Mas tem uma obra muito mais vasta onde se inclui, não apenas ficção, mas também ensaios. Li pouca coisa dela, confesso. Mas acontece-me com Didion o mesmo que com Borges. Alegra-me a perspectiva das muitas horas que terei pela frente (espero) a ler o tanto do seu trabalho que ainda não conheço. Não sou muito dada a listas. Mas tenho sempre curiosidade em conhecer as dos outros, particularmente se foram relativas a livros.

            Esta é a lista de Didion quanto aos seus livros favoritos. Destaco O Adeus às Armas, O Monte dos Vendavais, Crime e Castigo, Cem anos de solidão e as novelas de Henry James (por exemplo, O Retrato de uma senhora e Washinsgton Square). Porque os destaco? Bom, como já os li e também gostei deles, caso a senhora ali de cima me aceitasse como companhia para almoçar, já teríamos assunto. 
            Quanto aos demais livros indicados (onde se incluem obras de W.H. Auden, Norman Mailer, Joseph Conrado e George Orwell) ficam bem recomendados para eventuais leituras futuras. 
           A lista completa feita à mão por Didion foi publicada pela Brainpickings



1 comentário:

  1. Como sempre oportuno!
    http://www.theguardian.com/books/fashion-blog/2015/jan/06/joan-didion-celine-spring-2015

    ResponderEliminar